Retrofitting: Modernização de Máquinas Injetoras

A Escola LF elaborou uma matéria para a Revista Plástico Moderno, abordando o tema Retroffiting: Modernização de Máquinas Injetoras. Clique aqui para ver Matéria Completa

Segundo pesquisas recentes, o Brasil possui:
– Cerca de 45.000 injetoras
– Mais de 50% encontram-se no estado de São Paulo
– Mais de 60% possuem acima de 5 anos

Com este cenário, as Injetoras de Plásticos no Brasil são sérias candidatas ao retrofitting, onde o mesmo possui um mercado potencial, pois os comandos elétricos, eletrônicos e hidráulicos carecem de suporte adequado, além de mão de obra especializada para esse serviço, sem contar a grande quantidade de Máquinas Chinesas que começaram a entrar no mercado há cerca de 15 anos.

O Retrofitting nada mais é do que um termo utilizado principalmente na Engenharia para modernizar algum equipamento considerado ultrapassado ou fora de norma.

Com a crise econômica e a falta de recursos, as empresas, para conseguir sobreviver, necessitam implantar automações na linha fabril para reduzir custos e aumentar a produtividade, porque sem essas alternativas, dificilmente vencerá a concorrência, e uma das opções está na realização do retroffiting em suas máquinas.

É uma das alternativas mais baratas desde que realizada por empresas idôneas e que conhecem tecnicamente o que estão fazendo.

Mediante esse cenário, percebemos que a especialização de técnicos na área de Manutenção de Injetoras, sopradoras e extrusoras, vem se tornando uma ótima oportunidade para atender a demanda do mercado nacional, que necessita manter um grande parque de máquinas instaladas e ainda aumentar significativamente a competitividade das empresas da área do plástico.

Para efetuar manutenções em injetoras é necessário conhecê-la e para isso temos o curso de máquinas injetoras da Escola LF, onde você aprende a operar, regular e conhecer todos os aspectos práticos desse tipo de equipamentos.