Masterbatch com Materiais Plásticos: Evite erros na cor

Entre as diversas formas de incorporar cor aos Polímeros, a mais utilizada é o Masterbatch, pelas vantagens oferecidas na manipulação, processamento e resultado do produto final.

É preciso conhecer algumas características desses concentrados e também dos Polímeros para se desenvolver corretamente o Masterbatch e alcançar a cor desejada no produto.

• Você sabia que ao processar um Polímero ou Resina Plástica em que será incorporado Masterbatch, os índices de fluidez de cada um deles, muitas vezes devem ser diferentes ?
  • Conhece ou utiliza Master Universal ?
  • E os concentrados de cor na forma líquida ?

O produto ao lado é um dos exemplos demonstrados nos cursos de INJEÇÃO, SOPRO, MATERIAIS PLÁSTICOS e EXTRUSÃO. Nesses cursos é explicado sobre problemas e soluções de dispersão, distribuição e plastificação do Masterbach na resina.

Muitos preparadores de máquinas e de matéria-prima desconhecem a propriedade Índice de Fluidez, tanto do material como do Masterbatch, e também os recursos das máquinas, além do funcionamento correto desses recursos e quando utilizá-los. Sabemos que, por mais controlado que seja o processo da fabricação do polímero e dos concentrados, ambos possuem algumas variáveis que podem causar alterações nas suas especificações.

A falta desse conhecimento impede que alguns parâmetros de regulagem sejam ajustados finamente, na tentativa de compensar a variação e, assim, corrigir a cor.

Quer saber mais ? Clique aqui para ver a matéria completa sobre esse assunto, publicada na revista Plástico Moderno.

Clique aqui para conhecer o conteúdo completo do curso de Materiais Plásticos da Escola LF.

Ao final deste curso o profissional formado terá condições de conhecer os principais processos de transformação utilizados nesta área, as propriedades térmicas, mecânicas, químicas e físicas dos materiais plásticos, além das aplicações e os principais ensaios realizados como tração, impacto, dureza, fluidez, HDT e Vicat, conhecendo ainda as principais técnicas de obtenção dos polímeros e as principais cargas e aditivos utilizados nessas resinas.

Com aulas teóricas e práticas é demonstrado o comportamento de cada família de materiais plásticos nas injetoras, sopradoras e extrusoras e é uma excelente oportunidade para aqueles profissionais que buscam uma qualificação adequada para atuar no mercado de trabalho neste segmento plástico.