A importância dos cabeçotes de sopro

A importância dos cabeçotes de sopro é fundamental para quem trabalha com máquinas sopradoras.

As peças sopradas podem ser fabricadas através de dois processos distintos:

• Sopro Convencional ou
  • Injection-blow

O sopro convencional é obtido através de uma máquina extrusora, um cabeçote e molde de sopro.

Atualmente encontramos uma variedade de máquinas sopradoras. Podemos classificar o sopro convencional em dois tipos: Sopro por extrusão contínua ou sopro por acumulação.

Podemos dizer que o cabeçote das máquinas sopradoras é o elemento mais importante para a confecção e a qualidade dos produtos soprados.

No passado, o cabeçote de extrusão contínua era aplicado somente para produzir peças sopradas de baixo volume, entre 10 ml e 5 litros. O cenário atual é bem diferente, nele encontramos peças de 20 a 200 litros sendo fabricadas por extrusão contínua. Com a introdução de avanços tecnológicos, peças de volumes maiores que só eram produzidas em máquinas por acumulação, agora são fabricadas por cabeçotes contínuos.

cabeçotes de sopro

Tanto os cabeçotes de acumulação como os de extrusão contínua são formados por diversos elementos, que são responsáveis pela formação do parison, entre os quais podemos citar alguns, como:

• Conjunto bocal e núcleo que possuem a maior importância nesse ferramental
  • Pinola ou torpedo (dependendo do tipo de polímero utilizado)
  • Camisas
  • Entradas de ar de apoio
  • Anel de centralização
  • Controladores de fluxo (para cabeçote continuo duplo, triplo e etc.)

O conjunto bocal e núcleo (conhecido como trefila ou trafila) é o responsável pela formação e dimensionamento do parison e determina a qualidade visual de cada produto que será produzido.

Quer saber mais sobre cabeçotes de sopro e o conjunto bocal e núcleo, baixe aqui nosso e-book disponível gratuitamente.

A Escola LF ainda oferece um curso de qualificação profissional na área de sopro, onde são ensinados todos estes conceitos sobre cabeçotes, máquinas sopradoras, moldes de sopro e programadores de parison, com aulas teóricas e práticas, além de visitas técnicas realizadas em empresas que mostram altas tecnologias deste processo. Saiba mais sobre este curso clicando aqui.